Protetores solares e seus componentes químicos

Atualizado: Mar 19



(Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia - FL)


A proibição do uso de protetores solares em algumas regiões do mundo se baseia no efeito prejudicial à vida dos ecossistemas existentes em suas regiões. Eles possuem em sua composição química, compostos que são prejudiciais ao meio ambiente, principalmente o oxibenzona (benzofenona-3) e o octinoxato. Tais compostos químicos também são encontrados em outros cosméticos, como batons, protetores labiais, xampus, hidratantes, perfumes, esmaltes e máscaras para cílios. O banho em mar, rios e cachoeiras fazem com que estas substâncias sejam liberadas nas águas, chegando e contaminando ecossistemas e afetando principalmente os estágios inicias da vida de várias espécies animais e vegetais.



(Fonte: Blog do Ciclo Orgânico)


Os protetores solares inibem a pele de raios ultravioletas (lembrando que para a proteção de envelhecimento da pele, é necessário que haja descrição de que o produto tem proteção para raios UVA, que são os ativadores deste processo). Em Queensland, na Austrália, local do mundo onde mais se utiliza protetor solar, existe número elevado de registros de câncer de pele, por utilizarem protetores somente com a proteção UVB, sem a proteção UVA. Sim, é importante nos protegermos dos raios solares, mas também importante, é verificar as substâncias presentes no produto que você utiliza.




A oxibenzona age absorvendo os raios, evitando queimaduras e está na lista dos princípios ativos aprovados pela ANVISA e pelo FDA (agência reguladora americana), com limite de 10% da fórmula. Baseado em estudos, o Comitê Científico de Produtos de Consumo (SCCP, sigla em inglês) da Comissão Européia aprova concentração máxima de 6% de oxibenzona.


Pesquisadores e cientistas marinhos de Virgínia, Flórida, Israel, do Aquário Nacional americano e da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, sigla em inglês) fizeram um estudo em 2015, publicado no periódico Archives of Environmental Contaminatios na Toxicology, onde concluíram que a substância encontrada em filtros solares oxibenzona (BP-3 ou Bensofenona-3) é extremamente prejudicial para os corais, causando deformidades, problemas em sua reprodução e crescimento, além de danificar seu DNA e causando sua morte.



Branqueamento de Corais (Fonte: Conexão Planeta)


Os recifes de corais são habitat natural de diversas espécies em extinção, como penas-do-mar e anêmonas e são refúgio e alimentos para cerca de 25% da fauna marinha mundial. São consideradas atração turística que geram receitas multimilionárias e protegem de inundações e tsunamis.


O Havaí, Estado norte-americano, é o primeiro a proibir o uso de protetores solares com oxibenzona ou octinoxato em sua composição. O senador Will Espero foi quem apresentou o projeto de lei, visando proteger o turismo local, que muito depende dos recifes de corais existentes na região.



Havaí (Fonte: CNN Brasil)


A República do Palau, localizada na Micronésia, no Oceano Pacífico, é o segundo destino turístico que oficialmente anunciou a proibição do uso de protetores solares. Patrimônio Mundial da Unesco, o arquipélago possui mais de 500 ilhas, e sobrevive do turismo. Decretou a partir de 01 de janeiro de 2020 a limitação da venda de protetores solares e proibiu que os turistas tragam o produto de seus países, pois podem ser confiscados ou pagar multa de até 800€. O país tem população de quase 21 mil habitantes (última estimativa em 2007), mas recebe mais de 120 mil turistas, segundo reportagem do G1.



Palau (Fonte:World Nomads)


Em parques aquáticos de Cancun, no México, como o Xel-Ha e Xcaret, produtos que contenham estas substâncias são confiscados. Querem assim evitar que estas substâncias químicas se depositem em lagoas naturais e rios subterrâneos, onde vivem espécies exóticas que fazem parte do espetáculo natural ao turista.



Xel-ha, em Cancún (Fonte: Dicas de Cancún)


No Brasil, o IBAMA proibiu o uso de protetores solares em Fernando de Noronha, parque de preservação ambiental.



Fernando de Noronha (Fonte: Panrotas)


Um dos maiores destinos atuais de Ecoturismo do Brasil, o Jalapão, possui restrição de uso de protetor solar em vários locais de visitação, para preservação de suas nascentes de água.



Jalapão (Fonte: Jalapão News)


Em 2013 ocorreu um estudo, onde foi constatado a presença de produtos químicos existentes em protetores solares em golfinhos encontrados mortos na costa brasileira.

Ainda em análise, existe no Brasil um Projeto de Lei (PL 616/2019) do senador Lasier Martins (Pode-RS), alterando a Lei da Vigilância Sanitária (Lei 9.782, 1999) para proibição da venda de protetores solares considerados tóxicos para os recifes de corais.


Além da preocupação ambiental, o que deixa em alerta pesquisadores e ativistas são os efeitos das substâncias encontradas nos protetores solares para a saúde.

Em 2006, o pesquisador Karl Fent e sua equipe comprovaram, na Suíça, que o receptor humano de estrogênio, um hormônio feminino, é ativado pelo oxibenzona. Por isso, defende a utilização de outros filtros UV.



(Fonte: Zoom)


A Unesp analisou amostras de água em estações de tratamento no interior de São Paulo em 2015 e identificou a presença de oxibenzona na água, mesmo depois de tratada.

Existem no mercado protetores solares feitos de nanopartículas de óxido de zinco e dióxido de titânio, e seus estudos indicam que parte muito pouco significativa penetra na pele. Por isso, são as opções mais indicadas atualmente.


Selina Ward, uma professora de recifes de coral da Universidade de Queensland, na Austrália, acredita que utilizar tecidos para a proteção da pele sejam a melhor opção, como o lycra ou o neoprene.


Lembrem-se: tudo o que aplicamos em nossa pele, pode ficar acumulado ou é expelido. Se utilizamos um produto com certa frequência, a tendência é que fique acumulado.


Utilize e consuma produtos que favoreçam sua saúde e que não danifiquem o meio ambiente, sempre! A natureza, seu corpo e o mundo agradecem!



(Fonte: Greenco)


Bibliografia e links interessantes:


https://escolasuperior.mppr.mp.br/arquivos/File/Biblioteca/05-20_3_Encontro_Anual_da_Rede_Ambiental/RTDoc16_5_11_2_8_PM.pdf


https://www.ecycle.com.br/2226-oxibenzona.html


https://www.youtube.com/watch?v=F2cSotFodL8&feature=youtu.be


https://mahalosurfexperience.com/pt-pt/estilo-de-vida/vamos-falar-protetor-solar-de-minerais-proteger-sua-pele-proteger-o-meio-ambiente/


https://www.extremeuv.com.br/maleficios-dos-protetores-solares


https://revistatrip.uol.com.br/trip/a-oxibenzona-do-protetor-solar-pode-fazer-mal-para-nos


https://blog.atalaianoronha.com.br/4-cuidados-que-voce-deve-ter-em-fernando-de-noronha/


https://www12.senado.leg.br


https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2017/07/09/havai-quer-proibir-protetores-solares-para-proteger-seu-litoral-entenda.htm?cmpid=copiaecola


https://internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw,pais-da-oceania-proibe-protetor-solar-para-proteger-corais,70002599128


https://www.iberdrola.com/meio-ambiente/importancia-dos-corais-perigo-de-extincao


http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/10/produto-quimico-em-protetor-solar-pode-ser-ameaca-para-os-corais.html


https://www.vivaalongevidade.com.br/forum-da-longevidade/havai-proibe-uso-de-protetor-solar-que-prejudica-corais


https://www.focanafolga.com.br/2020/02/palau-protetor-solar.html


https://www.hypeness.com.br/2019/03/projeto-de-lei-quer-proibir-venda-de-

protetores-solares-toxicos-a-corais/


https://www.hypeness.com.br/2016/09/havai-proibe-uso-de-protetores-solares-prejudiciais-ao-meio-ambiente/


https://marsemfim.com.br/protetor-solar-palau-tornou-se-o-primeiro-pais-a-proibi-lo/


https://www.nit.pt/fora-de-casa/viagens/ha-mais-um-pais-a-proibir-protetores-solares-para-proteger-os-corais


https://valeushock.com.br/blog/2018/07/31/a-oxibenzona-presente-na-maioria-dos-protetores-solares-esta-matando-os-corais/


https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/01/01/por-que-um-pais-inteiro-proibiu-protetores-solares.ghtml


https://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx0603200006.htm


https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2017/07/09/havai-quer-proibir-protetores-solares-para-proteger-seu-litoral-entenda.htm


https://www.researchgate.net/profile/Sean_Knutson/publication/283077578_Toxicopathological_Effects_of_the_Sunscreen_UV_Filter_Oxybenzone_Benzophenone-3_on_Coral_Planulae_and_Cultured_Primary_Cells_and_Its_Environmental_Contamination_in_Hawaii_and_the_US_Virgin_Islands/links/562e765008aef25a244449a4/Toxicopathological-Effects-of-the-Sunscreen-UV-Filter-Oxybenzone-Benzophenone-3-on-Coral-Planulae-and-Cultured-Primary-Cells-and-Its-Environmental-Contamination-in-Hawaii-and-the-US-Virgin-Islands.pdf


http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/10/seu-protetor-solar-esta-matando-os-recifes-de-corais.html


http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/10/produto-quimico-em-protetor-solar

pode-ser-ameaca-para-os-corais.html


http://revistatrip.uol.com.br/trip/a-oxibenzona-do-protetor-solar-pode-fazer-mal-para-nos


https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2017/07/09/havai-quer-proibir-protetores-solares-para-proteger-seu-litoral-entenda.htm


http://exame.abril.com.br/mundo/por-que-o-havai-pode-declarar-guer


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo