Pedra do Osso

Este grande monolito de pedra é impressionante de se ver e contemplar: por sua dimensão e equilíbrio numa pequena base, nos instiga a pensar como ele se mantém erguido!


Essa é a Pedra do Osso, uma formação rochosa localizada no núcleo Piraquara do Parque Estadual da Pedra Branca em Realengo, no Rio de Janeiro, que desperta a curiosidade alheia: trata-se de uma pedra tipo granito de coloração rosa a clara (leuco-granito), por isso pedra branca, de 20m de altura equilibrada verticalmente sobre o solo, parecendo desafiar a gravidade.


Segundo o professor e geólogo José Carlos Siconi Seoani da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pedra tem sua formação há mais de 500 milhões de anos, vinda de grandes profundidades da Terra, surgindo à tona há 100, 200 mil anos, devido a processos tectônicos e vem sendo assim esculpida por processos de erosão.


O núcleo Piraquara fica na Serra do Barata, onde se localizava a fazenda da família Fernandes Barata, e tem, além da Pedra do Osso, outros atrativos, como a Pedra “Jesus Vem” (pedra com esta exata inscrição, por isso o seu nome), Mirante da Piraquara, Pedra Rachada e o Aqueduto do Barata (trecho de 350m de aqueduto: estrutura elevada com arcadas superpostas erguidas para servir de suporte a um canal destinado a conduzir água sobre vales ou depressões, que desde a década de 60 é responsável pelo abastecimento de parte do município do Rio de Janeiro). Sua subsede tem infraestrutura com banheiros, parquinho para as crianças e o apoio da polícia ambiental que tem uma base no local.

A trilha até a Pedra do Osso, da portaria do parque até a pedra, tem aproximadamente 4,8km e duração de 2 horas, dependendo do desempenho físico, pois tem muitos trechos de subida. Percorremos um trecho de 800m após o aqueduto, iniciando uma caminhada percorrendo trecho da Mata Atlântica para depois percorrer uma área descoberta, com presença de árvores baixas e capim colonião.



A Pedra do Osso vem sendo procurada e visitada para a prática de escalada e rapel, devido às incríveis imagens que podemos registrar. E mesmo que não se pratique estes esportes, o visual da Pedra e do Parque já são de perfeita valia, portanto, programe sua visita!




Parque Estadual Pedra Branca

(Fonte: Guia da Semana)

Açude do Camorim (fonte: Eco Trip Brasil)
Reconhecido como uma das maiores florestas em área urbana do mundo e a maior do Brasil, o Parque Estadual Pedra Branca tem 12.393,84 hectares, cerca de 80 quilômetros de perímetro e localiza-se na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abrangendo em partes 17 bairros: (Jacarepaguá, Taquara, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, a leste; Grumari, ao sul; Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, ao norte; Guaratiba e Barra de Guaratiba, a oeste).

(Fonte: Wikipedia)
Criado pela Lei Estadual número 2.377 de 28 de junho de 1974, o parque tem clima tropical úmido, inserido no bioma da Mata Atlântica, abriga mais de 900 plantas já catalogadas e 479 espécies de animais. Tem seu ponto culminante o Pico da Pedra Branca, com 1.025 metros de altitude, e também o mais alto da cidade do Rio de Janeiro. Por todo o parque se identificam reservatórios de água históricos.
Possui 3 Núcleos de acesso:
- Núcleo Pau-da-Fome, na Taquara;
- Núcleo Piraquara, em Realengo;
- Núcleo Camorim, em Jacarepaguá.
23 Trilhas do Parque Estadual Pedra Branca
Setor Pau da Fome
1. Travessia Pau da Fome x Rio da Prata via Mangalarga
2. Trilha do Pico da Pedra Branca
3. Trilha da Pedra do Quilombo
4. Travessia Pau da Fome x Camorim
5. Travessia Pau da Fome x Colônia
6. Trilha da Pedra Hime
7. Trilha da Pedra Negra
8. Trilha do Rio Grande
Setor Camorim e Vargens
9. Trilha da Pedra Rosilha
10. Trilha do Açude do Camorim
11. Travessia Camorim x Vargem Grande
12. Travessia do Vale do Gunza
Setor Rio da Prata
13. Travessia Rio da Prata x Pau da Fome via Monte Alegre
14. Travessia Caboclos x Cabungui
15. Circuito do Vale da Caixa-d’Água
Setor Ilha de Guaratiba
16. Caminho do Morgado 286 Setor Piraquara
17. Circuito Pedra Jesus Vem
18. Trilha da Pedra do Ponto
19. Trilha do Morro do Lameirão
Setor Praias
20. Travessia Piabas x Grumari
21. Travessia Grumari x Itapuca via Garganta da Itapuca
22. Travessia Morro de Guaratiba x Grumari
23. Circuito das Praias Selvagens 350
Mais detalhes riquíssimos sobre as trilhas e o Parque Estadual da Pedra Branca seguem no documento em pdf no final do post, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão do governo do Estado do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Bibliografia, links e documentos interessantes:
http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/documents/document/zwew/mdi2/~edisp/inea0026328.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_da_Pedra_Branca
https://www.youtube.com/watch?v=M2JytcefWYQ
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realengo_(Rio_de_Janeiro)
http://sagatranscarioca.com/pedra-do-osso-pedra-jesus-vem/
https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Estadual_da_Pedra_Branca