O Turismo e suas vertentes

Atualizado: Jun 23



O Turismo certamente é uma das maiores indústrias do mundo, principalmente porque ele é uma necessidade do ser humano que está relacionado com o descanso, fuga da realidade, lazer, realização de desejos, prazer, liberdade e divertimento.


(Fonte: Jornal Contábil)


Infelizmente é um dos setores mais afetados desde o aparecimento do COVID-19, gerando grande frustração. Após todo este contexto, é fato que o turismo retome com regras sanitárias e mudanças nos hábitos, visando maior segurança e a saúde de todos os usuários. E é real a necessidade e desejo de todos poderem voltar a viajar, tranquilamente!


Segundo a Organização Mundial de Turismo / Nações Unidas, define-se turismo como um conjunto de "atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros".


(Fonte: Revista Unick)


O turismo é uma atividade que surgiu da necessidade de deslocamento dos povos dentro do espaço físico mundial, inicialmente por inúmeros fatores:


- Movimentos migratórios, subsistência, melhora de condições de vida;


- Guerras, conquista, negócios, comércio;


- Peregrinações religiosas;


- Fuga de pragas e doenças.


O propósito atual de turismo que conhecemos surgiu com a Revolução Industrial, quando se definiu as horas de trabalho e o trabalhador, enfim, poderia dedicar suas horas de descanso para outras finalidades.


Considerado o pai do turismo moderno, Thomas Cook, um navegador inglês, realizou a primeira viagem organizada em 1841, entre Leicester e Loughborough, destinada aos participantes de um congresso de médicos. Foi considerado como a organização do primeiro pacote turístico no mundo.


Thomas Cook, o pai do turismo moderno (Fonte: The Irish Sun)


TIPOS DE TURISMO


A segmentação do turismo é vasta e tem para todos os gostos e estilos. Seguem alguns dos principais tipos de turismo:


TURISMO DE SOL E PRAIA



O Ministério do Turismo define como o Turismo de Sol e Praia as “atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor”.


TURISMO DE AVENTURA




Este segmento está relacionado à prática de atividades de aventura de caráter recreativo, podendo ocorrer em qualquer tipo de espaço. Podemos incluir as mais diversas práticas esportivas: mergulho, rafting, arvorismo, trekking, esqui, rapel, surf, escalada entre muitos outros existentes.


ECOTURISMO, TURISMO ECOLÓGICO OU DE NATUREZA



Basicamente o Ecoturismo ou Turismo Ecológico envolve o deslocamento de pessoas para espaços naturais, com potencial ecológico (fauna, flora, relevo, recursos hídricos), cuja principal motivação é desfrutar a natureza, interagindo-se assim com o meio através de contemplação, prática de esportes (como caminhadas), exploração e contato com os recursos naturais e a cultura local, em estado original.




TURISMO NÁUTICO




Segundo o Ministério do Turismo, o segmento Náutico não se configura pela utilização da embarcação como simples meio de transporte, mas como principal motivador da prática turística, agregando-se à esta, o patrimônio cultural e natural como fonte para a formatação de produtos turísticos singulares.


Dependendo do local onde ocorre, O Turismo Náutico pode ser classificado como:

- Turismo Fluvial;

- Turismo Lacustre;

- Turismo em Represas;

- Turismo Marítimo.


TURISMO RURAL



Segundo a Embratur, o Turismo Rural envolve “a atividade turística praticada no espaço rural, constituindo um subproduto das atividades produtivas originais representadas pela agricultura, criação de animais e outras formas de produção rural. As características da produção rural, a forma como se dá essa produção nos espaços natural e construído, o modo de vida dos trabalhadores rurais, a arquitetura típica, a culinária, o artesanato e demais manifestações culturais tradicionais formam o universo de atrativos almejados pelo turista rural”.


TURISMO RELIGIOSO


(Fonte: Panrotas)


O fator motivador do Turismo Religioso é a fé ou necessidade de cultura religiosa, através de visitação a igrejas e santuários ou através de peregrinação, romaria ou congressos eucarísticos, segundo a Embratur.


De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a procura por viagens religiosas cresceu 61% nos últimos 10 anos.


TURISMO GASTRONÔMICO


Obra do Chef de Cozinha Filipe Bermal


Com o propósito de valorizar a história e a cultura local, o Turismo Gastronômico surgiu para propor experiências de conhecimento de culinárias dos mais diversos destinos, acompanhando o processo de produção, produtos e ingredientes típicos e todos os demais prazeres da cozinha e da mesa do viajante.


Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), o Turismo Gastronômico é o terceiro maior motivador de viagens, atrás apenas do Turismo Cultural e o Turismo de Natureza.

TURISMO DE SAÚDE


(Fonte: Saúde Business)


A Embratur define o Turismo de Saúde como aquele praticado por pessoas que se deslocam em busca de climas ou estações de tratamento, onde possam recuperar a saúde ou que se deslocam em busca de recursos naturais terapêuticos ou estações de tratamento, onde possam recuperar a saúde física e/ou mental.


Os principais países que atuam nesse segmento são a Tailândia, Singapura, Índia, Costa Rica, África do Sul, México, Estados Unidos e o Brasil.


TURISMO DE NEGÓCIOS


(Fonte: Sebrae)


O Turismo de Negócios envolve todo um conjunto (hospedagem, alimentação e lazer) para quem normalmente faz viagens a trabalho.


Este tipo de turismo representa grande importância, uma vez que agrega à localidade receita financeira. Segundo dados do Ministério do Turismo, representam 25,6% dos estrangeiros que visitam o país e possuem gasto médio diário de US$ 127, quase duas vezes mais que o turista que viaja a lazer.


TURISMO CULTURAL


(Fonte: Iberdrola)


Este tipo de turismo tem como propósito a informação cultural: novas culturas, sua história, complexos arquitetônicos, monumentos, obras de arte, antiguidades, artesanato, museus, relíquias, arte de rua entre outros, que incluem a vivência do local. O que define o Turismo Cultural é a motivação da viagem em torno de temas da cultura.


Segundo a Unesco, o patrimônio cultural constitui uma fonte de identidade e coesão para as comunidades: o turismo cultural tem o poder de unir indivíduos e comunidades, e também é um recurso para atrair pessoas a se envolverem na preservação e valorização de culturas e civilizações.


TURISMO MÓRBIDO OU OBSCURO


(Turista em Chernobyl, onde ocorreu um dos maiores desastres nucleares da história mundial (Fonte: Correio Brasiliense)


Difícil de acreditar, mas existe este tipo de turismo, e é crescente: a visita a lugares marcados por tragédias, oferecendo experiências reais, como cemitérios onde artistas estão sepultados, o Marco Zero, memorial às vítimas do atentado ao 11 de setembro em Nova York, campos de morte no Camboja, praça Dealey em Dallas onde foi assassinado o ex presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, visita à Chernobyl, na Ucrânia, onde em 1986 ocorreu um dos mais graves acidentes nucleares da história mundial e por aí vai a lista.


Segundo Peter Stone, chefe do Instituto de Pesquisa Dark Tourism (IDRT), o Turismo Mórbido é o nome acadêmico dado aos lugares que recordam desastres e atrocidades, e onde as pessoas morreram em situações não-naturais.


John Lennon e Malcon Foley, professores britânicos asseguram que esse fenômeno não é novo: relatam que desde a época do obscurantismo, os peregrinos viajavam para visitar tumbas, lugares de martírios religiosos e campos de batalha.


TURISMO DE LUXO


(Fonte: Worldpackers)


Imaginamos que este tipo de turismo esteja relacionado a viagens caras e extravagantes. Pode estar relacionado, mas não como regra.


O Turismo de Luxo está voltado atualmente ao turismo para a exploração do mundo de formas únicas e diferentes: totalmente personalizado, objetivando a experiência.



(Fonte: Exchange do Bem)


Para ser considerado Turismo de Luxo, seu destino envolverá o que, como e quando o turista quiser. Exemplos: experiência imersiva com tribos amazônicas, hospedagem em hotéis isolados no meio de geleiras, embarcações fluviais cinco estrelas para explorar afluentes, jornada animal na Tasmânia entre outros.


Segundo dados da Organização Mundial de Turismo, o turismo de luxo é responsável por 25% de toda a renda gerada no turismo mundial, mas representa apenas 3% do movimento de todos os turistas.



E, então com qual (quais) tipo(s) de Turismo você mais se identifica? Gostou de algum outro tipo que quer conhecer? Relate suas experiências e suas preferências!

Boa Viagem! 😊



Bibliografia e links interessantes:


https://canalhistoria.pt/blogue/turismo-como-comecou-o-turismo-na-historia/

http://www.29rba.abant.org.br/resources/anais/1/1401054712_ARQUIVO_TURISMOSOLEPRAIA.TextoABA.pdf

http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/documentos/pdf/11_11_2009_12.49.07.432d004c9d8ab2ee89f865e5710b8bd7.pdf

https://www.carpemundi.com.br/turismo-gastronomico-pelo-brasil/

https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/culture-development-brazil

http://antigo.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_Cultural_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf

https://www.bbc.com/portuguese/geral-46400189

https://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_de_sa%C3%BAde#:~:text=O%20turismo%20de%20sa%C3%BAde%20est%C3%A1,depende%20necessariamente%20de%20algum%20m%C3%A9dico.

https://turismo.ig.com.br/manual-do-viajante/2021-03-30/turismo-gastronomico--entenda-o-que-e-e-conheca-algumas-opcoes-pelo-brasil.html

https://www.suapesquisa.com/turismo/turismo_cultural.htm

http://turismoeinovacao.com/conceito/conceito-do-turismo-cultural-vai-ao-encontro-da-inovacao/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo

https://upis.br/blog/turismo/

https://g1.globo.com/mundo/blog/sandra-cohen/post/2020/04/27/como-sera-possivel-viajar-no-pos-pandemia.ghtml

http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/gloss%C3%A1rio-do-turismo/67-outros/gloss%C3%A1rio-do-turismo/901-t.html

https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/12/29/10-tendencias-do-turismo-para-2021-de-lugares-remotos-e-viagens-em-familia.htm

https://www.gov.br/turismo/pt-br

https://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_de_aventura

http://antigo.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_Nxutico_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf

https://foodandroad.com/pt-br/turismo-gastronomico/

https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2020/03/embratur-lanca-campanha-para-promover-o-turismo-apos-pandemia_172390.htmlhttps://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2020/03/embratur-lanca-campanha-para-promover-o-turismo-apos-pandemia_172390.html

https://www.passagenspromo.com.br/blog/turismo-religioso/

AZEVEDO, Mauricio Sanita de; GIULIANI, Antonio Carlos. Turismo de Negócios. Quarta mostra acadêmica – UNIMEP – Piracicaba/SP, 2006. https://www.fecomerciomg.org.br/2014/12/turismo-de-negocios-e-eventos-o-que-e/ https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/culture-development-brazil https://www.bbc.com/portuguese/geral-46400189 https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2018/11/30/turismo-morbido-a-tendencia-crescente-de-visitar-lugares-marcados-por-tragedias.ghtml https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2019/07/12/interna_turismo,769697/cenarios-catastroficos-inspiram-rotas-turisticas.shtml https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/12/29/10-tendencias-do-turismo-para-2021-de-lugares-remotos-e-viagens-em-familia.htm https://www.gsptravel.com.br/blog/experiencias/o-que-e-turismo-de-luxo-destinos-e-experiencias-unicas/#:~:text=Atualmente%20o%20turismo%20de%20luxo,movimento%20de%20todos%20os%20turistas.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo