O Lixo e a Natureza

Atualizado: Abr 1


Definimos lixo ou resíduo como qualquer tipo de material sem utilidade, que deixamos para descarte. Pode ser dividido em: rejeitos (lixo comum, como plástico, vidro, tecidos entre outros) e os orgânicos (restos de alimentos ou outras matérias orgânicas, como folhas, caules etc).


Lixo encontrado em uma trilha que fiz com a Desafio Adventure


Segundo a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), resíduo sólido é definido como sendo todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água (rios, mares, riachos, igarapés entre outros), ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível;


(Fonte: Planeta Biologia)


Certamente o lixo é considerado um dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade. Na maioria das vezes, o lixo não é descartado de maneira correta ou descartados em locais inapropriados, interferindo assim no meio ambiente e acarretando diversos problemas, como contaminação da água, do solo e até mesmo do ar.


Segundo a WWF, rede internacional e comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico, estamos na quarta colocação de países que mais produzem lixo no mundo, somente atrás de Estados Unidos, China e índia.


(Fonte: Agência Brasil)


Marco Lambertini, diretor-geral do WWF Internacional, destaca no relatório do Planeta Vivo 2020 da WWF como o aumento da destruição da natureza pela humanidade está provocando impactos catastróficos não apenas na população de animais, mas também na saúde humana e em todos os aspectos de nossas vidas.


(Fonte: Site Sustentável)


Em um mundo cada vez mais sustentável, com ações humanas nos 3 elementos de seu pilar (meio ambiente, impacto social e economia), a sustentabilidade visa suprir as necessidades do presente sem comprometimento das gerações futuras.


O Brasil está em quarto lugar no mundo entre os países com mais construções sustentáveis.


Práticas sustentáveis no tratamento de lixo estão relacionadas à reciclagem, compostagem, diminuição de poluição, incineração e eliminação de desperdício.


Lixo e trilhas na natureza


Como em qualquer local que visitamos, a regra básica sobre o lixo é a mesma: descarte-o em local apropriado (numa lixeira) ou traga o seu lixo de volta para descartá-lo onde for apropriado.


(Fonte: Tua Saúde)


Em meio à natureza, devemos obedecer à esta regra principalmente pela questão de conservação do local: todo e qualquer tipo de resíduo sólido deve ser trazido de volta, INCLUINDO O LIXO ORGÂNICO, o qual grande maioria das pessoas pensam que serão absorvidos rapidamente pela natureza por serem “orgânicos”.


Por que não descartar o lixo orgânico na natureza?


(Fonte: Graiche)


Como qualquer tipo de lixo, cada item orgânico tem um tempo de decomposição.


E, mesmo que o tempo de sua decomposição seja mais rápido que muitos outros elementos, outros fatores entram em questão:


- O lixo orgânico afeta a flora e fauna local (animais podem ter seu ciclo de vida alterados, assim como a fauna típica; por exemplo: jogar sementes de frutas farão crescer uma árvore que não caracteriza a região, afetando todo um ecossistema; um novo tipo de vegetação surge, quebrando o ciclo de vida de muitos animais e vegetais e alterando totalmente o ciclo de polinização habitual);


(Fonte: Meio Ambiente - Cultura Mix)


- A vida selvagem perde este status, pois os animais encontrarão alimento fácil (a decomposição atrairá insetos e outros animais), sem utilizar o instinto de caça, por exemplo;


(Fonte: Veja)


- A decomposição do lixo orgânico gera gases não típicos do local, poluindo o local;


- O lixo orgânico altera o nível de PH e nutrientes do solo, mudando seu estado;


(Fonte: Ius Natura)


- Fezes humanas também são consideradas como lixo orgânico, e certamente afetam o meio ambiente, pois podem conter protozoários, vírus e bactérias, gerando contaminação local.


Shit Tube


(Fonte: Mantiex)


Devido à realidade e à necessidade de armazenar e trazer resíduos de volta, principalmente para os praticantes de montanhismo que passam dias na natureza, nos últimos anos um acessório começou a fazer parte do mundo outdoor: o chamado shit tube (isto mesmo que você leu), que surgiu para que os praticantes de trekking e escalada tragam de volta suas fezes. Feito de tubo de PVC com tampa e cordões, ele possibilita que os excrementos sejam armazenados em seu interior. Lembrando que para que se evite o odor, é necessário jogar um punhado de cal virgem sobre as fezes, e posteriormente envolva com jornal e finalmente com sacola plástica, para depois ser colocado no interior do shit tube.


(Fonte: Meio Ambiente – Cultura Mix)


(Setor Reciclagem)


Na internet, existem muitas diferenças sobre o tempo de decomposição dos materiais. Porém, o que precisamos é ter consciência do nosso papel de cidadão e evitar ao máximo que os materiais recicláveis sofram decomposição.


Segundo o site Setor Reciclagem:

- 1000 kg de Papel - evita o corte de 20 árvores - e se decompõe em muitos meses;

- 1000 kg de plástico - evita a extração do dobro de petróleo - e se decompõe em algumas centenas de anos;

- 1000 kg de alumínio - evita a extração de 5 toneladas de bauxita - e se decompõe entre 100 e 500 anos;

- 1000kg de vidro - evita a extração de 1300 kg de areia - e se decompõe em 4ooo anos.


Normalmente as pessoas não têm interesse nos mecanismos de destinação e eliminação do lixo e não pensam na preservação dos recursos naturais a menos que se represente uma ameaça para a saúde. Porém, devemos lembrar que somos todos responsáveis pelos resíduos que geramos em relação à qualidade, à quantidade e seu destino final também. Temos, portanto, um papel fundamental e dever de cumprir.


(Fonte: Melhores Destinos)


A conexão que há séculos foi perdida pelo ser humano e a natureza, devido sobretudo à ganância (resultado das sociedades de consumo), só poderá ser restaurada com atitudes sustentáveis e vindas dos indivíduos, de sua força de vontade interna e da consciência de que atitudes individuais reunidas, poderão contribuir para mudanças em toda uma sociedade.


Eu e meus amigos com o lixo recolhido em uma das trilhas que fizemos


Aproveite cada momento em meio à natureza, mas nunca se esqueça do fator preservação, trazendo o seu lixo de volta! Faça sempre a sua parte!


Bibliografia e links interessantes:


http://abeta.tur.br/pt/lixo-na-trilha-despejar-ou-nao/

https://www.oeco.org.br/analises/28497-tirar-o-lixo-da-trilha-nao-impede-o-lixo-que-vem-de-longe/

https://journals.openedition.org/confins/8901?lang=pt

http://www.meioambientepocos.com.br/Anais2018/Gerenciamento%20de%20Res%C3%ADduos%20S%C3%B3lidos%20e%20L%C3%ADquidos/139.%20INFLU%C3%8ANCIA%20E%20COLETA%20DO%20LIXO%20NA%20TRILHA%20DO%20PONTAL%20DO%20ATALAIA%20EM%20ARRAIAL%20DO%20CABO.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=-1bIm6SyOjs

https://www.facebook.com/watch/?v=240469806630884

https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/

http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=324

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/mais-de-50-das-cidades-brasileiros-descartam-o-lixo-de-modo-incorreto.html

https://saneamentobasico.com.br/brasil-recicla-pouco-lixo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduo_s%C3%B3lido

https://www.viviantelles.com.br/casca-da-banana-e-o-lixo-organico-podem-ser-jogados-na-trilha/

https://blogdescalada.com/conheca-tres-razoes-contundentes-para-nao-deixar-lixo-organico-na-montanha/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/tags/lixo

https://www.entretrilhaseaventuras.com/lixo-na-natureza/

https://ambscience.com/o-lixo-e-seu-impacto-ambiental/#:~:text=A%20polui%C3%A7%C3%A3o%20do%20ar,inc%C3%B4modos%20e%20podem%20disseminar%20doen%C3%A7as.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-03/brasil-e-o-4o-pais-que-mais-produz-lixo-no-mundo-diz-wwf

https://beegreen.eco.br/por-que-nao-devemos-misturar-residuos-organicos-com-rejeitos/

http://mantiex.com.br/shit_tube/

https://blogdescalada.com/brasileiro-cria-versao-brasileira-do-shit-tube-e-lanca-campanha-de-uso-intencao-e-diminuir-o-impacto-ambiental-em-trekking/

https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/400-dias/noticias-400-dias/meio-ambiente-desenvolvimento-sustentavel-conservacao-de-florestas-e-gestao-de-residuos

https://ilzb.org/?gclid=EAIaIQobChMI9L-1mfjX7wIVQoGRCh0vYgbqEAAYAiAAEgKPw_D_BwE

https://aguasustentavel.org.br/publicacoes/blog/53-5-fato-sobre-sustentabilidade-que-vc-precisa-saber?gclid=EAIaIQobChMI9L-1mfjX7wIVQoGRCh0vYgbqEAAYBCAAEgI7evD_BwE

https://www.gbcbrasil.org.br/brasil-ocupa-o-4o-lugar-no-ranking-mundial-de-construcoes-sustentaveis-certificadas-pela-ferramenta-internacional-leed/

https://kaluana.org.br/o-que-e-sustentabilidade/?gclid=EAIaIQobChMI9L-1mfjX7wIVQoGRCh0vYgbqEAAYAyAAEgJko_D_BwE

https://www.vgresiduos.com.br/blog/como-implementar-praticas-sustentaveis-no-tratamento-do-lixo/

14 visualizações0 comentário