Filmes, séries e documentários inspiradores



Tempos de pandemia nos trouxeram muitos momentos de reflexão sobre os mais diversos assuntos, e a impossibilidade do deslocamento físico abriu portas para um outro tipo de viagem: os filmes, séries e documentários!


São infinitos títulos, dos mais variados gêneros, imagens, idiomas... Segue aqui uma pequena seleção que vale a pena assistir.


Vivência e paisagens incríveis


Na Natureza Selvagem (“Into the Wild”,2007)



Inspirado na história real de Christopher McCandless, um jovem, filho de pais ricos, recém-formado, que larga tudo para viajar, percorrendo os Estados Unidos, rumo ao Alaska. O protagonista busca encontrar o verdadeiro sentido para si mesmo e para sua vida, falando sobre a liberdade e a felicidade, que só existe se for compartilhada. Percorre belíssimos cenários em meio à natureza, como as corredeiras do Rio Colorado e o Grand Canyon. É um filme inspirador, nos mostrando os verdadeiros valores que muitos buscam atualmente.


Livre (“Wild”, 2014)



Baseado em um livro autobiográfico da autora Cheryl Strayed, cuja vida fora marcada pela morte da mãe, uso de drogas, divórcio. No filme, a autora resolve fazer a trilha dos Estados Unidos chamada “Pacific Crest Trail” (PCT), que inicia no Deserto de Mojave, na Califórnia, e se estende por quase 1.800 km, o que exige dos praticantes pelo menos 3 meses para a conclusão do percurso. Um filme que fala sobre superação, coragem, encontrar em si o seu melhor e manter isso por toda a vida.

“Se a sua coragem negar-lhe, vá além de sua coragem” Emily Dickinson e Cheryl Strayed


Farol das Orcas (“El faro de las Orcas”, 2016)



Filme baseado em uma história real de uma mãe em busca de ajuda para seu filho autista. Depois que seu filho se emociona como nunca assistindo um vídeo sobre um guarda florestal e sua ligação com baleias orcas, ela resolve ir até a Patagônia em busca de ajuda. Lindo cenário que envolve toda a história.


Em busca de um caminho; O caminho (“The way”,2010)



Daniel resolve fazer o famoso Caminho de Compostela, mas acaba perdendo a vida em uma tempestade. Seu pai, Tom, um oftalmologista, viaja até a França em busca dos restos mortais do filho, mas depois resolve fazer a trilha em homenagem à ele. Durante o caminho, Tom encontra outras pessoas com as mais variadas histórias e objetivos. Um filme de aprendizado, valor e superação.


Por aqui e por ali (“A Walk in the Woods”, 2014)



Baseado no livro “Walk in the Woods” de Bill Brysson, dois velhinhos (um deles o próprio autor) resolvem fazer parte da trilha Appalacchian Trail (AT), localizada a leste dos Estados Unidos (entre os Estados de Maine e Georgia), com 3.500km de extensão no total, em meados de 1990. Fala sobre mudança de valores, dificuldades enfrentadas para quem nunca fez um trekking, amizade.


Para onde te levar; Uma semana (“One Week”)



História de um canadense que descobre que está com câncer e tem pouco tempo de vida. Decide assim comprar uma motocicleta e sair viajando pelo Canadá.


Hector e a procura da felicidade (2014)



Comédia onde um psiquiatra cansado de sua rotina resolve viajar e buscar o verdadeiro significado da felicidade. Adaptado do livro: “A viagem de Heitor: à procura da felicidade” do escritor francês François Lelord.


Abra suas Asas (“Donne-moi des ailes”,2019)



Filme francês baseado numa história real onde um cientista que estuda gansos selvagens está em busca de salvá-los da extinção. Para isso, parte em uma jornada acompanhando a migração das aves, juntamente com o filho.


A Escalada (”The Climb”, 2017)



Comédia que conta a vida real de Nadir Dendoune, um senegalista que resolve estalar o Monte Everest para impressionar o amor por uma mulher.


Uma jornada para toda a vida (“Tracks”, 2014)



Em 1977, a jovem Robyn Davidson, com seu cachorro Diggity e 4 camelos, cruzam o deserto australiano até o litoral do país, no Oceano Pacífico (cerca de 2700 quilômetros), patrocinada pela uma revista americana National Geographic. Auxiliados pelo fotógrafo Rick Smolan, que acompanhou parte da trajetória registrando as fotos, de carro. História de determinação e superação de limites. A história foi o primeiro artigo da revista National Geographic em 1978. Mais tarde foi lançado o best-seller “Tracks”.


Comer, rezar e amar (“Eat Pray Love”, 2010)



Filme com a atriz Julia Roberts, que interpreta uma mulher buscando sentido para sua vida: decide viajar percorrendo países como a Itália, Índia e o Indonésia, desfrutando os prazeres dos verbos COMER, REZAR e AMAR. Baseado em uma história real (best-seller de Elizabeth Gilbert) envolvendo mudança, fé, esperança e força.


Up! Altas Aventuras (2009)



Animação da Pixar baseada no personagem Carl Fredricksen, de 78 anos, que realiza o sonho de sua falecida esposa: viajar para conhecer a sua cachoeira preferida, dentro de uma floresta a América do Sul. Baseado nas belezas naturais do Monte Roraima, “Paraíso das Cachoeiras”, que fica na tríplice fronteira Brasil, Venezuela e Guiana. Localizado na região do Parque Nacional do Canaima, ele abriga inúmeras cachoeiras e a maior cachoeira do mundo: o Salto Angel, com 979m de altura.


Além da Estrada (2010)



História de um argentino chamado Santiago, que pega a estrada a caminho de Uruguai para conhecer um terreno herdado pelos pais. No caminho conhece Juliette, uma jovem belga que cursa sua jornada em busca de um antigo amor.


Jornada da Vida (“Yao”, 2019)



Yao é um garoto de 13 anos que vive em um vilarejo chamado Kanel, no interior de Senegal, e que atravessa 387 km sozinho até Dakar, capital senegalesa, para realizar o sonho de pegar um autógrafo de seu ídolo Seydou Tall, um famoso ator e escritor francês. Tall, comovido com a história do garoto, resolve então o levar para casa e se inicia um road movie, onde encontra suas raízes africanas.


Reflexão sobre o materialismo


Sem Rastros (“Leave no trace”, 2018)



Pai (ex-soldado com estresse pós-traumático originado depois e ter participado de guerra) e filha moram isolados em uma floresta buscando uma vida alternativa e desapego à sociedade.


Capitão Fantástico (“Captain Fantastic”, 2016)



Filme sobre uma família desiludida pelo capitalismo que resolve criar os seis filhos isolados da vida urbana, ensinando técnicas de sobrevivência, noções de liberdade, direito civil, sociologia e filosofia. História envolvente e tocante, que nos faz refletir sobre o paradoxo do que é “politicamente correto”.


Nomadland (2020)



Baseado no livro de não-ficção Nomadland: Surviving America in the 21st Century da jornalista Jessica Bruder, conta a história de Fern, uma viúva de meia-idade que, após perder tudo na Recessão, inicia uma viagem pelo Oeste americano em seu trailer, vivendo uma vida de nômade moderna. Filme realista que busca reflexão sobre a vida nômade e questões minimalistas.


Filmes para refletir sobre situações inesperadas


127 Horas (“127 hours”, 2010)



Baseado na autobiografia “Between a Rock and a Hard Place” de Aron Ralston, tem como cenário o Parque Nacional do Grand Canyon, em Utah, por onde Aron percorre muitos trechos de trilha e cânions sozinho, fazendo suas filmagens. Acaba por fim escorregando em uma fenda e preso, com a mão e pulso esmagados contra a parede, por 6 dias. Durante o tempo de alimentação e água escassos e muito frio, Aron filmou despedidas para sua família e amigos. Filme que nos mostra o quão importante é avisar sempre alguém sobre o local onde estaremos, tempo, com quem... e acessórios importantes como kit de primeiros socorros, manta térmica entre outros.


Gabriel e a Montanha (2017)



Filme que recria a última etapa da viagem do brasileiro aventureiro, apaixonado e totalmente envolvido pelos habitantes locais, Gabriel Buchmann, de 28 anos, pela África. Um turismo imersivo e com poucos gastos.6c Seu último objetivo foi alcançar o monte Mulange, no Malawi, que o faz sozinho.


Na Selva (“Jungle”, 2017)



Baseado no livro “Jungle” de Yossi Ghinsberg, mochileiro israelense que narra sua história: uma viagem pela América do Sul, onde se perdeu com mais 3 amigos e um trilheiro alemão que diz conhecedor da floresta boliviana onde se perderam e passaram 3 semanas. Fala sobre o despreparo, superação e cuidado ao confiar em pessoas que se dizem conhecedoras do local e trilheiros.


Solo (2018)



História do surfista Álvaro Vizcaíno que caiu de um penhasco em uma área remota das Ilhas Canária, em 2014. Com a bacia fraturada, hemorragia interna e corte na mão, ali permanece por 48 horas.


Documentários / séries


Expedition Happiness



Documentário Netflix que conta a história do casal Felix Starck e Selima Taibi e seu cão da raça Bernese (ou Boiadeiro de Berna) Rudi, que resolvem largar a vida na Alemanha para fazer uma viagem nas Américas. Iniciaram a expedição nos Estados Unidos, onde compraram um antigo ônibus escolar e o reformaram. A princípio passaram por Canadá e chegam até o Alaska, de onde partem para a América Central.


National Parks Adventure (2016)



Documentário que apresenta em imagens deslumbrantes mais de 30 parques americanos, entre eles: The Grand Teatons, Death Valley e o Yellowstone.


Morando na Estrada (2018)



Série do Canal Off que relata a vida de um casal aventureiro apaixonado por skate, surf e kitesurfe. No início, transformaram um carro em casa, e, atualmente, estão com um ônibus transformado em motorhome.


Mountain (2017)



Mostra os bastidores de escaladas às montanhas mais deslumbrantes do mundo. De encher os olhos!


Tales by Light (2018)



Documentário produzido por fotógrafos e cinegrafistas que viajem o mundo, com o intuito de mostrar diferentes ângulos e perspectivas de cultura e sociedade.


Documentários curtos e muito interessantes:

https://www.99.media/pt/documentarios/?gclid=EAIaIQobChMIxt-cl_Xg8AIVi5yzCh1hbQw5EAMYAyAAEgK0qvD_BwE


Gostou das dicas? Tem sugestões?


O mundo de viagens que podemos fazer através de filmes, documentários e imagens é infinito e a toda hora surgem mais e mais lançamentos... Ou encontramos tesouros escondidos de anos atrás!


Mergulhe também neste mundo maravilhoso e divirta-se! 😉



Bibliografia e links interessantes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Into_the_Wild_(filme)

https://www.youtube.com/watch?v=0YBDpPIhEYo

https://www.youtube.com/watch?v=A4AAmC-rBqY

https://pt.wikipedia.org/wiki/Livre_(filme)

https://blogdescalada.com/critica-do-filme-livre/

https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Way_(filme)

https://filmow.com/em-busca-de-um-caminho-t310235/

https://en.wikipedia.org/wiki/A_Walk_in_the_Woods_(film)

https://blogdescalada.com/critica-do-filme-walk-in-the-woods/

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Climb_(2017_film)

https://www.nationalgeographic.com/photography/article/rick-smolans-trek-with-tracks-from-australian-outback-to-silver-screen

https://www.mapinguanerd.com.br/monte-roraima-conheca-a-paisagem-que-inspirou-o-filme-up-da-disney/

https://incrivel.club/admiracao-lugares/conheca-o-lugar-que-inspirou-o-filme-up-altas-aventuras-106360/

http://www.aescotilha.com.br/cinema-tv/central-de-cinema/sem-rastros-debra-granik-resenha-critica/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eat_Pray_Love

https://pt.wikipedia.org/wiki/127_Horas

https://www.guiadasemana.com.br/cinema/sinopse/alem-da-estrada

https://veja.abril.com.br/blog/e-tudo-historia/a-tragica-viagem-que-deu-origem-a-gabriel-e-a-montanha/

https://blogdescalada.com/critica-do-filme-gabriel-e-a-montanha/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%A3o_Fant%C3%A1stico

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-227320/criticas-adorocinema/

https://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/opiniao-baseado-em-fatos-reais-pode-ser-realmente-ruim.html

https://interprete.me/solo-netflix/

https://www.youtube.com/watch?v=LXLT8WuTm60

https://www.papodecinema.com.br/filmes/na-selva/

http://www.aescotilha.com.br/cinema-tv/central-de-cinema/na-selva-greg-mclean-resenha-critica/

https://altamontanha.com/15-filmes-outdoor-online-para-assistir-durante-a-quarentena/

https://www.troupedatrip.com/os-10-melhores-filmes-de-montanha/

https://saltoaltomontanhismo.com/2018/01/12/9-filmes-pra-ir-a-montanha-sem-sair-de-casa/

https://www.trilhasepasseios.com.br/2020/03/filmes-com-temas-de-trilhas.html

https://cinema10.com.br/tipos/filmes-sobre-natureza?p=2

https://guiaviajarmelhor.com.br/filmes-gravados-no-brasil-para-se-inspirar-e-viajar/

https://br.rbth.com/cultura/83813-5-filmes-viagens-russia

https://www.youtube.com/watch?v=NGBHUt4Al28

https://www.youtube.com/watch?v=6sxCFZ8_d84

https://rollingstone.uol.com.br/noticia/oscar-2021-5-curiosidades-sobre-nomadland-indicado-melhor-roteiro-adaptado/

https://amazonasatual.com.br/nomadland-vencedor-do-globo-de-ouro-tem-interpretacoes-vigorosas/

https://www.99.media/pt/documentarios/?gclid=CjwKCAjwz_WGBhA1EiwAUAxIcUT60flDd6P7QMpU-adh1ueRGUWaQOCZaIbacYupsWPpbUTvAiF9bRoCC5gQAvD_BwE

https://www.carpemundi.com.br/filmes-e-documentarios-para-quem-gosta-de-viajar/

https://www.temporadalivre.com/blog/os-melhores-documentarios-para-quem-ama-viajar

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo