Chapada dos Veadeiros

Atualizado: Abr 19



Localizado no centro do Brasil, em Goiás, a Chapada dos Veadeiros abrange os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge, Cavalcante, São João da Aliança, Teresina e Colinas do Sul, sendo os três primeiros os principais pontos de apoio ao turismo na região.



Durante muitos anos a região foi pólo de mineração de cristal. Na década de 1990, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) interrompeu as atividades para conter a degradação da biodiversidade local, o que transformou a região em um centro de atração do ecoturismo.


O nome Chapada dos Veadeiros originou-se do antigo povoado, chamado Veadeiros, onde moravam os caçadores e cães veadeiros (cães caçadores).


O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961. Em 2001 foi reconhecido pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade.


(Fonte: Guia Chapada dos Veadeiros)


Até o final de maio de 2017, o parque abrangia uma área de 65 514 hectares de cerrado de altitude. No entanto, por meio de um decreto no Dia Mundial do Meio Ambiente, sua área foi alterada para os atuais 240 mil hectares.


Inserido no bioma Cerrado, com grande diversidade de fauna e flora, é bastante procurado por suas formações de chapadões, desfiladeiros, cristais de quartzo e inúmeras cachoeiras. O principal rio da região é o Rio Preto, um afluente do Rio Tocantins.


A Chapada dos Veadeiros tem um forte turismo místico, devido à abundância de quartzo (grande centro de concentração de energia) e ao fato da linha imaginária Paralelo 14 S passar pela região (a mesma que passa por Macchu Picchu). Segundo pesquisa feita pela NASA (National Aeronautics and Space Administration), a Chapada dos Veadeiros é o ponto de maior luminosidade visto da órbita da Terra, devido à grande quantidade de cristais de quartzo e outros minérios e metais do solo da região.


Além de todos os atrativos naturais e místicos, a Chapada dos Veadeiros tem também envolve história e muita cultura, pois tem em seu território a maior comunidade de remanescentes de quilombolas do Brasil. Os quilombolas vivem numa área de mais de 230 mil hectares protegida, próximo a Cavalcante, há mais de 200 anos. Antigos escravos fugitivos fundaram as Comunidades Kalungas, oficialmente reconhecidas como Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro (Patrimônio Cultural Kalunga), protegidos pelo governo de Goiás.



Principais Atrativos Naturais


Cachoeira Santa Bárbara, Capivara e Candaru




Localizadas em Cavalcante, é preciso ir até a Comunidade Kalunga, onde é necessário a contratação de guias locais. Em seu caminho é possível se avistar de um mirante a Cachoeira Ave Maria. A Cachoeira Santa Bárbara é uma das mais procuradas da Chapada dos Veadeiros, principalmente devido à coloração azul-esverdeada de suas águas.





Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros



A entrada do parque fica no distrito de São Jorge, onde os visitantes precisam participar de uma pequena apresentação com orientações de acesso e história do local. Existem diversas trilhas a percorrer pelo parque: Trilha dos Saltos, Carrossel, Corredeiras, Cânions, Cachoeira dos Cariocas, Trilha do Seriema e a Travessia das Sete Quedas.



Cachoeiras Almécegas I e II



Localizadas dentro da Fazenda São Bento, em Alto Paraíso, que também oferece acomodações e possui uma cervejaria. Possuem trilhas curtas para acesso às cachoeiras.




Cachoeira do Segredo



Cachoeira com cerca de 100 m de altura localizada em São Jorge, desperta a curiosidade dos turistas pelo seu nome. Para conferir o segredo, é necessário ir até debaixo da queda.




Vale da Lua



O Vale da Lua é um local bastante procurado devido suas formações rochosas, dando aparência ao local do solo lunar. Possui alguns poços para banho, oriundos das corredeiras do Rio São Miguel.




Complexo Macaquinhos


(Fonte: TripAdvsor)


O complexo, também conhecido como Santuário das Pedras, é um circuito com várias cachoeiras: Cachoeira do Poço Sereno, Banho dos Macacos, Pedra Furada, Banho Pelado, Poço Jump, Cachoeira Lunna, Cachoeira da Caverna e Cachoeira do Encontro.


Catarata dos Couros



Possui uma sequência de quedas e poços impressionantes. É uma das atrações que mais vale a pena se visitar.



Cachoeira dos Cristais



Complexo próximo a Alto Paraíso, possui uma sequência de quedas de fácil acesso.


Mirante da Janela


(Fonte: Buenas Dicas)


Com vista privilegiada para os saltos da Trilha dos Saltos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Mirante da Janela é um dos cartões postais da Chapada dos Veadeiros e permite fotos privilegiadas.


Raizama


(Fonte: TripAdvsor)


Próximo de São Jorge, a Cachoeira Raizama é formada pelo encontro das águas dos rios São Miguel e Raizama. Sobre plataformas de madeira, sua trilha permite o banho em piscinas naturais e a vista das quedas por entre os cânions da região.


Jardim de Maytrea



Parada obrigatória para os turistas da Chapada dos Veadeiros, o Jardim de Maytrea fica à beira da GO-118, entre os municípios de São Jorge e Alto Paraíso, onde avista-se o Morro da Baleia e o Morro do Buracão.


Maytrea significa Buda, Deus ou Krishna.Os mais místicos dizem que se trata de um portal para outra dimensão.


Cachoeira do Cordovil, Rodeador, Encantado e Poço das Esmeraldas



É na Fazenda Volta da Serra, em Alto Paraíso, que se localizam a Cachoeira do Cordovil, do Rodeador, do Encontro e o Poço das Esmeraldas. As trilhas são bem sinalizadas e de fácil acesso.


Complexo Rio da Prata


(Fonte: Melhores Destinos)


Um dos lugares mais incríveis da Chapada dos Veadeiros, muito pouco explorado e se localiza em propriedade privada, sendo seu acesso só permitido com guia. São 8 os atrativos principais do Complexo da Prata: Esmeralda, Rainha do Prata, Rei do Prata, Passador, Escondida, Cortina, Três Marias e Pratinha.


Cachoeira Barroco



Situada na Fazenda Barroco em Cavalcante, onde existem 6 quedas d'água e poços para banho, por entre cânions espetaculares.


Das minhas 4 idas até a Chapada dos Veadeiros não tive a oportunidade ainda de conhecer tudo, então fica a vontade de voltar para esse pedaço de paraíso!


E você, se tiver a oportunidade, se jogue, pois é um lugar incrível e, com certeza, voltará com muitas energias boas e positivas de lá!


Boa Viagem!


Bibliografia e links interessantes:

https://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/

https://www.melhoresdestinos.com.br/chapada-dos-veadeiros.html

https://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/guia-do-visitante.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_Chapada_dos_Veadeiros

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-06/parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros-sera-ampliado-para-240-mil-hectares

https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_da_Chapada_dos_Veadeiros

https://www.chapadaexplorer.com.br/veadeiros/

https://tribunapr.uol.com.br/arquivo/viagem-turismo/chapada-dos-veadeiros-um-santuario-iluminado/

https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g2628629-Activities-Sao_Jorge_State_of_Goias.html

https://www.vamostrilhar.com.br/aventuras/os-17-melhores-atrativos-da-chapada-dos-veadeiros-go/

https://www.pousadasaobento.com.br/novo/

https://guia.melhoresdestinos.com.br/cachoeira-do-segredo-235-6397-l.html

https://www.guiaaltoparaiso.com.br/

https://www.vamostrilhar.com.br/aventuras/conheca-tudo-sobre-o-complexo-de-cachoeiras-do-macaquinhos-chapada-dos-veadeiros-go/

https://www.guiachapadaveadeiros.com/cachoeira-macaquinhos-guia-chapada-veadeiros-sao-joao-alianca/

https://guia.melhoresdestinos.com.br/catarata-dos-couros-235-6420-l.html

https://guia.melhoresdestinos.com.br/cachoeira-dos-cristais-235-6417-l.html

https://www.guiaaltoparaiso.com.br/cachoeiras-alto-paraiso

https://www.dicasdeviagem.com/chapada-dos-veadeiros/

https://guia.melhoresdestinos.com.br/jardim-de-maytrea-235-6422-l.html

https://www.guiachapadaveadeiros.com/cachoeira-complexo-rio-prata-guia-chapada-veadeiros-cavalcante/

https://porlatierra.org/casos/67/caracteristicas

http://guiakalunga.org.br/associacao-de-guias-do-quilombo-kalunga-forma-novos-condutores-de-visitantes/



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo