Bolhas: Cuidados, prevenção e tratamento


(Fonte: Banco da Saúde)


Bolha é o nome popular de vesícula ou flictena (elevação de parte da epiderme com serosidade ou pus).


O aparecimento das bolhas geralmente é ocasionado pelo atrito repetitivo da pele com algum objeto (meias e sapatos, sobretudo novos e apertados, no caso de bolhas nos pés; guidão da bicicleta, chave de fenda, barra de academia são exemplos para as bolhas nas mãos).


(Fonte: ONsalus.com.br)


A FRICÇÃO CONSTANTE faz com ocorra o desprendimento da primeira camada da pele (epiderme, parte exterior) da segunda (derme), gerando entre elas um edema com líquido incolor, que traz dor quando pressionado e leve sensação de ardência.


A UMIDADE EXCESSIVA também pode gerar bolhas: condições úmidas (chuva), pés e mãos suados.


(Fonte: Sapiens Marginallis)


Outras condições contribuem para a formação de bolhas:

- PRODUTOS QUÍMICOS;


- PANCADA LOCAL;


- MICOSES provocadas por fungos;


- QUEIMADURAS de calor (queimaduras de seguimento ou alta exposição ao calor) ou de frio (congelação);


- DOENÇAS ESPECÍFICAS, como a DISIDROSE (ou eczema disidrótico, doença de pele caracterizada por formação de pequenas bolhas nas palmas das mãos e pés, causando coceira), DERMATITE ATÓPICA (inflamação cutânea que causa coceira), BOLHA DE SANGUE (inchaço na pele repleto de sangue), JOANETE (inchaço ósseo que se forma na articilação na base do dedão do pé), LÚPUS SISTÊMICO (doença inflamatória crônica de origem autoimune).


As bolhas podem interferir nas atividades diárias, principalmente dependendo da região onde surgem, tornando-se grande incômodo. Para os atletas e praticantes de esportes físicos, o local mais atingido são os pés. Por isso, aqui enfatizaremos ações voltadas para a prevenção e tratamento de bolhas nesse local.


PREVENÇÃO DE BOLHAS


(Fonte: Meu Laboratório)


ELIMINE OS PONTOS DE ATRITO:


- Em locais mais propensos à formação de bolhas (como por exemplo, dedão do pé e calcanhar) coloque ADESIVOS DE SILICONE, BANDAGENS ou ESPARADRAPOS;


- Utilize VASELINA, POMADAS ou LUBRIFICANTES (passe nas regiões mais propensas às fricções. Muitas pessoas também utilizam a vaselina entre as meias e o calçado, nos pontos de maior fricção). Cuidado com o exagero, que pode provocar o efeito contrário;


- TALCOS podem ser utilizados para auxiliar na diminuição da umidade e atrito;


- A fita de ÓXIDO DE ZINCO e o gel de ALOE VERA auxiliam na cicatrização das bolhas, podendo ser utilizados também na prevenção. .


- CALÇADOS ADEQUADOS: tamanho inadequado (maiores ou menores) é o principal causador de bolhas nos pés. Invista sempre em qualidade e conforto. Escolha a numeração correta (indica-se pelo menos meio tamanho maior do que utilizado diariamente, pois com a prática de exercícios, os pés incham), ajuste o calçado ao formato de seus pés. Indica-se calçados esportistas, já apropriados para caminhadas e corridas.


(Fonte: Alta Montanha)


- MEIAS ADEQUADAS: escolha meias de qualidade, feitas de material sintético (de polipropileno, poliamida, cool max ou de lã), pois são mais grossas e duráveis, evitam atrito e umidade (evitam que os pés fiquem suados, absorvendo a umidade) e são mais confortáveis. Meias sem costura e com superfícies lisas auxiliam bastante a evitar fricção (as costuras podem gerar protuberâncias, o que ocasiona um novo ponto de fricção). Lembre-se que meias de algodão são mais abrasivas, finas, e retêm umidade. Em casos de meias finas, muitos atletas optam pela utilização de duas meias. Existem também meias de dupla camada criadas para se dissolver as bolhas, ocorrendo assim a fricção, caso haja, entre as duas camadas das meias ao invés fricção entre a pele e meia.


TRATAMENTO DAS BOLHAS NOS PÉS


(Fonte: News Medical)


O tratamento das bolhas deve ser realizado com muito cuidado, uma vez que os tecidos e a estrutura da pele sob as bolhas serão crus, muito sensíveis e doloridos, onde qualquer descuido poderá levar à infecção. À princípio, estourar a bolha não é indicado. Sendo assim, a melhor solução seria reduzir a pressão no local para evitar que a bolha estoure, com as seguintes dicas:


- Não utilizar calçados e meias, se possível;


(Fonte: Doctor Feet)


- Não utilizar calçados fechados ou apertados;


- Proteja a bolha com gaze e depois coloque uma fita de óxido de zinco, ou esparadrapo;


(Fonte: Uol)


- No caso de sinal de infecção (inchaço, pus, vermelhidão em torno da bolha, calor excessivo na área, dor), procure um médico;


Caso a bolha esteja gerando grande incômodo ou seja muito grande, é necessário drenar o líquido, que pode ser feito durante o banho, ou tomando-se as seguintes medidas:


- lavar o local e as mãos com água e sabão;


- utilizar uma agulha esterilizada para perfurar a bolha;


- deixar o líquido sair sem pressionar o local;


- não retirar a pele;


- aplicar pomada antibacteriana;


- cobrir o local com gaze para proteção de infecções.


Pessoas com problemas de cicatrização, diabetes ou varizes não devem tentar drenar as bolhas, sendo orientados a procurar um médico.


Lembrando que, muito antes da prevenção, vêm os cuidados diários com os pés:


- Apoie seus pés e os deixe no alto, para melhorar a circulação;


- Sempre que puder, tire os calçados e meias, deixando os pés respirarem (andar descalço faz bem!);


- Massageie os pés com pomadas, óleos ou cremes, para fortalecer a pele e evitando assim ressecamentos.


Com todas estas etapas e orientações, seus pés agradecem, e você, ainda mais, por evitar assim, futuras bolhas!


(Fonte: Beleza e Saúde)

Bibliografia e links interessantes:


https://www.tuasaude.com/bolha-no-pe/


https://doc torshoes.com.br/blog/calcados/bolhas-e-calos-nos-pes-saiba-como-evitar-esse-problema/


https://www.news-medical.net/health/Blisters-Corns-and-Calluses-(Portuguese).aspx


https://doctorshoes.com.br/blog/saude/bolhas-nos-pes-conheca-as-causas-e-saiba-como-tratar/#:~:text=A%20bolha%20nos%20p%C3%A9s%2C%20geralmente,de%20l%C3%ADquido%20incolor%20entre%20elas.


https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/03/30/tudo-bem-furar-uma-bolha-no-pe-o-que-fazer-para-evitar-o-problema.htm


https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/03/30/tudo-bem-furar-uma-bolha-no-pe-o-que-fazer-para-evitar-o-problema.htm?cmpid=copiaecola


https://www.mdsaude.com/dermatologia/disidrose/#:~:text=A%20disidrose%2C%20tamb%C3%A9m%20conhecida%20como,m%C3%A3os%20e%20plantas%20dos%20p%C3%A9s.


https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/disidrose/48/


https://www.tuasaude.com/disidrose/


https://www.google.com.br/search?q=bolhas+nos+p%C3%A9s&ei=GN5QYOOTE-Wz5OUP4qaB4Ao&start=10&sa=N&ved=2ahUKEwjj_5mHn7XvAhXlGbkGHWJTAKwQ8NMDegQIEBBS


https://gooutside.com.br/dicas-para-prevenir-e-tratar-bolha-nos-pes-2/


https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/bolha-no-pe-saiba-como-evitar-e-tratar-a-inimiga-dos-corredores.ghtml


http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/guia/bolhas-confira-dicas-para-prevenir-o-machucado-e-cuide-bem-dos-pes.html


https://www.infopedia.pt/dicionarios/termosmedicos/bolha#:~:text=Nome%20popular%20de%20ves%C3%ADcula%20ou,epiderme%20com%20serosidade%20ou%20pus).

https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/lupus-eritematoso-sistemico-les/#:~:text=O%20L%C3%BApus%20Eritematoso%20Sist%C3%AAmico%20(LES,de%20atividade%20e%20de%20remiss%C3%A3o.


https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/bolhas-por-atrito


https://www.webrun.com.br/bolhas-nos-pes-tratar-e-evitar/


https://exenin.com/lesoes-esportivas/traumatismos-do-pe-e-salto/bolhas/


https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_suporte_basico_vida.pdf

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo