top of page

A incrível cidade de Dubai





Dubai é a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (aproximadamente 2.262.000 habitantes) e uma das cidades do mundo que mais cresceu na última década.


São sete os emirados que constituem o país, e estão localizados no sudeste da península arábica, no Golfo Pérsico: Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira. Todos os emirados são monarquias e possuem uma das mais desenvolvidas economias do Oriente Médio, com a sexta maior reserva de petróleo do mundo.


Com estilo moderno e progressista, Dubai vem atraindo cada vez mais milhares de turistas.





É o segundo maior emirado por área, ficando atrás de Abu Dhabi, capital do país. Dubai e Abu Dhabi são os únicos emirados que possuem poder de veto sobre questões de importância nacional na legislatura do país.


A língua oficial de Dubai é o árabe, mas o inglês é imprescindível para os negócios.


Sua moeda oficial é o dirhan dos emirados árabes unidos (DH ou AED).


Por ser construído sobre um deserto, Dubai tem o clima muito quente e seco, com médias máximas de temperatura de 41°C e mínimas de 14°C em janeiro.





Tive o privilégio de conhecer Dubai em minha primeira viagem internacional, rumo ao Japão. Como o voo tinha escala em Dubai, em companhia de minha irmã e meu cunhado, passamos dois dias nesta incrível cidade.


Saímos de São Paulo em 01/08/2022 à 01:25, horário de Brasília e aterrissamos em Dubai às 23:13, no horário local, do mesmo dia. São sete horas de diferença para mais, no fuso horário brasileiro.



ATRATIVOS VISITADOS


DUBAI FRAME





O Dubai Frame é a maior moldura de quadro do mundo. É um observatório, museu e monumento no Zabeel Park. O edifício tem uma altura de 150,24 metros e uma largura de 95,53 metros.


O design do Dubai Frame captura perfeitamente todo o horizonte, incluindo pontos de referência do Velho e do Novo Dubai.





A partir do mezanino, entramos em uma exposição multimídia que cobre a rápida transformação da cidade de uma vila de pescadores em uma próspera metrópole moderna.


Em seguida, o elevador panorâmico leva você ao Sky Deck a 150 metros acima do solo, de onde vistas ininterruptas de Dubai se espalham diante de seus olhos.


MUSEU DO FUTURO





Fundado pela Dubai Future Foundation e lançado em 22 de fevereiro de 2022, o Museu do Futuro (MOTF) explora como a sociedade pode evoluir nas próximas décadas usando ciência e tecnologia.


É um dos marcos mais famosos do Dubai e ocupa um lugar de destaque ao longo da super estrada da cidade, Sheikh Zayed Road.


Projetado como um toro assimétrico revestido de aço e vidro, o Museu do Futuro foi reconhecido pela National Geographic como um dos 14 museus mais bonitos do mundo. O crédito vai para o arquiteto Shaun Killa, que queria que a estrutura representasse a visão que o Dubai tem do futuro.





O impressionante exterior do museu também se destaca pelo uso artístico da caligrafia árabe, que também funciona como janelas de vidro.


Desenhadas pelo artista dos Emirados Mattar bin Lahej, elas refletem linhas de poesia inspiradora de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-presidente e Primeiro-ministro dos EAU e governador do Dubai.





Das três citações que envolvem a fachada, uma traduz-se assim: “O futuro pertence a quem pode imaginá-lo, projetá-lo e executá-lo. Não é algo que se espera, mas que se cria.”


BURJ KHALIFA





Inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010, após 6 anos de construção pela empresa Emaar Properties, o edifício Burj Khalifa Bin Zayid é o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura e 160 andares.





Trata-se de uma das maiores conquistas da engenharia da nossa história, e um feito que envolveu muitos detalhes.





O Burj Khalifa conta com apartamentos residenciais, andares corporativos e o luxuoso Hotel Armani. Mas o destaque é o deque de observação “At The Top”, localizado no 124º andar. O mirante fica a 442 metros de altura no prédio mais alto do mundo e tornou-se uma das principais atrações turísticas da cidade ao oferecer uma vista de 360º de Dubai, incluindo o deserto e oceano.


DESERTO





Tanto Dubai como Abu Dhabi possuem famosos desertos para visitar.


E digo que vale muito a pena conhecer!


Normalmente os pacotes incluem uma parada na estrada para passeios com carros 4x4 nas dunas de areia, onde é possível também pilotar com quadriciclos (opcional) e montar nos camelos (isso me recusei a fazer, tadinhos!).





Durante o passeio com o 4x4, temos uma parada para o famoso sandboard (mais conhecido como eskibunda no Brasil), fotos e contemplação do belíssimo deserto.





Finalizam com um jantar no deserto, com comidas típicas, pintura com henna, foto com falcão e apresentação de espetáculos regionais (dança e malabares com fogo).





MESQUITA SHEIKH ZAYED em Abu Dhabi





Nomeada em homenagem ao Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, o fundador dos Emirados Árabes, é uma belíssima obra da arquitetura islâmica inaugurada em 2007.


A Mesquita Sheikn Zayed é considerada a 3ª maior mesquita do mundo, com capacidade de acomodar 40,000 fiéis, perdendo em tamanho apenas para as mesquitas em Meca e Medina, cidades sagradas dos muçulmanos na Arábia Saudita.





É claro que para visitar um templo religioso de um país muçulmano é preciso seguir algumas regras de vestimenta que demonstram respeito pelo local. O “dress code” exigido na Grande Mesquita inclui:


- as mulheres devem cobrir totalmente os braços e pernas (pode ser saia longa ou calça larga), além da cabeça. Transparências, decotes e roupas justas não são permitidos. Devem mostrar somente as mãos e o rosto e os seguranças são muito rigorosos com cabelo à mostra, pedindo para escondê-los.


- os homens podem usar camisetas de manga curta (exceto regatas), ou longa, e calças.


- casais devem evitar se tocarem, nem se encostarem um no outro ou até colocar a mão no ombro dos parceiros. Podem andar próximos, mas sem toques. Caso por erro tirem foto enquanto encostados, no máximo pode acontecer de algum segurança pedir par deletar a foto.


A visita à Mesquita do Sheikh Zayed é uma excelente oportunidade para conhecer como os muçulmanos praticam a sua religiosidade.



CIDADE RECOMENDADA PARA VISITA


Não é à toa que Dubai tenha um ritmo crescente, principalmente no turismo.





Fiquei impressionada como o inglês é utilizado em toda a cidade, e a infraestrutura é excelente, desde a chegada ao aeroporto com a enorme frota de táxis, hospedagem, seus pontos turísticos e edifícios de encantar os olhos.





Uma cidade incrível, que com certeza vale cada centavo do investimento para sua visita.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page